top of page

Pensamentos negativos: como enfrentá-los!


Pensamentos negativos: como enfrenta-los é o desafio de todos, uma vez que não somos 100% positivos, como também não somos 100% negativos; somos um mix de sentimentos. Aprender a lidar com as emoções e os sentimentos, particularmente os negativos que nos incomodam. Isto é, desenvolver a habilidade gerenciar seus pensamentos negativos, a fim de evitar que estes o incapacitem e não atrapalhem nas atividades do dia-a-dia, e o desafio de cada um.


O modo como se pensa acerca de si mesmo, das outras pessoas e dos fatos faz com que o humor se estabeleça. Um exemplo: “eu não presto para nada”. Toda vez que este pensamento aparece na mente de uma pessoa fará com que esta tenha sua autoestima rebaixada. Se esta pessoa tiver que superar um desafio e ter este pensamento seu estado de humor será moldado a ele. Então, como enfrentar estes pensamentos negativos?



A questão não são os sentimentos ou pensamentos negativos que se tem, e sim a forma como se lida com eles. Todos têm, como foi dito, um mix de sentimentos e pensamentos que se manifestam em cada qual. Por exemplo: “eu não vou conseguir fazer isto, não presto” veio à cabeça de uma pessoa e ela desafiou este pensamento “aonde está a evidencia que eu não consigo? No que presto?” e conforme as respostas que obtém pode ou não alterar a sequência de suas atividades e começar a acreditar que pode e que presta. Com isto pode-se concluir - não somos escravos de nossos sentimentos e pensamentos negativos, pode-se questioná-los. É necessário tomar consciência destes, no entanto, seguir ou não é uma escolha de cada um.


Uma sugestão para você domar os seus pensamentos é reorientar estes com base nos seus valores, metas, interesses e sonhos.


Isto o fará agir conforme a sua consciência, e não mais ser domado pelo que é negativo. Certamente você já deva estar fazendo isto. Entretanto, pare agora e veja em você: “que pensamentos negativos passam em sua cabeça, que sentimentos negativos percorrem o seu corpo?” Este exercício lhe permite entrar em contato consigo, para que você não fique escravo de distorções do pensamento, gerando comportamentos não desejados, podendo levar a problemas psicológicos que podem ter consequências em problemas pessoais que pode se tornar um obstáculo ao seu desenvolvimento pessoal.


Faça o exercício e compartilhe conosco o resultado. Acredito que a missão de cada um seja ser feliz. Logo: adeus aos pensamentos negativos.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page