top of page

E agora! o que fazer?



E agora! O que fazer? Antes de responder a esta pergunta é interessante se deter nestas:


Quem eu sou?

Para onde eu vou?

Por que reagi assim?

Por que isto acontece sempre comigo?

O que gosto de fazer?

Qual a minha missão?

Por que faço o que faço?


São questões que por vezes vem mente quando a pessoa se detém a refletir sobre si e os resultados que estamos obtendo. Somos iguais e diferentes dos outros.


Se é uma unidade na diversidade – e agora, quem se é nesta unidade?



Descobrir quem se é e não apenas o que os outros gostariam que fosse é o desafio de todas para se diferenciar e cumprir a missão socrática conheça-te a ti mesmo.


Para Kaplan, “todos nós, e aqui me incluo, temos “pontos cegos”, ou seja, características pessoais das quais não temos conhecimento, mas que são evidentes para quem nos observa. Os profissionais estão em diferentes estágios do processo de conhecimento íntimo”


Vive-se com o encargo de gerar resultados – sempre na medida em que sabe exercitar os melhores comportamentos. As AÇÕES são imprescindíveis. As CRENÇAS que conduzem nos caminhos e nas escolhas. E os VALORES que norteiam as ações; sendo que as mudanças sustentáveis passam pelos valores que se tem e como são aplicados, e isto constitui quem se é e quando mais se conhece mais inteiro a pessoa estará em tudo o que ela faz. Robert Kaplan afirma que um executivo para ser bem sucedido deve ser capaz de listar seus pontos fortes e fracos. E não só executivos - todos nós.


Então, o autoconhecimento consiste em as pessoas saberem quem são. Isto é, conhecem suas habilidades e pontos fortes, sabem o que são capazes de realizar e o que devem fazer para isso. Como o poder que flui de tal conhecimento, podem realizar o impossível.


Todos são capazes de ser eu de modo completo, de saber quem se é e de usar o poder que vem deste conhecimento.

"Você é uma criação única, sem igual. Tem seus próprios talentos, habilidades, pontos fortes, fraquezas, sonhos e potencial." (Hyrum w. Smith, 2003).

E se conhecer fará toda a diferença, uma vez que será tudo o que pode ser. Quando se sabe quem se é, consegue identificar o propósito da vida e a missão, e assim pautar a existência.



Tarefa de casa: arregace a manga e busque se conhecer mais – e agora! Quem se é? Para depois se deter no E agora! O que fazer?


Compartilhe comigo como está a sua aventura em se descobrir? Vou aguardar!

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page