top of page

Melhore a sua saúde mental - faça a faxina mental


Melhore a sua saúde mental além da física, fazendo a sua faxina mental diariamente. Quando se fala de saúde pensa-se logo na saúde física, pensa-se no bem-estar, costumeiramente se compara o corpo a uma máquina. Logo depois, surgem as questões de alimentação saudável, check-up, sono de qualidade, exercícios físicos x sedentarismo e por aí vai, uma lista interminável de coisas que se deve seguir para finalmente conseguir a tão sonhada vida saudável.


Organização Mundial da Saúde afirma“saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Com certeza sem a maioria das coisas citadas na lista acima, seguida de forma mais ou menos correta, não se tem qualidade de vida, uma vez que organismo na certa viveria dando sinais de que algo vai mal.


Agora para refletir: a prevenção por meio de check-up é a melhor saída! Melhore a sua saúde mental.


Contudo falar da saúde da mente é o desafio que faz toda a diferença na vida de qualquer ser humano. Fazer todos os dias a higiene mental faz com que não se crie muitos dos problemas, inclusive os físicos. Então mantenha a atenção na sua saúde mental.


Abaixo algumas dicas preciosas para você colocar em prática e melhore a sua saúde mental:



1. CRIE algum tipo de passatempo, que é uma atividade que diverte, usada com o intuito de distrair, serve para combater o tédio e para ter a mente concentrada em algo prazeroso. Às vezes pode ser difícil escolher, no entanto insista, você vai ter muitos benefícios dando um tempo de qualidade para você se divertir com um hobby. Diversifique de tempos em tempos seus passatempos – o mesmo o tempo todo pode gerar estresse, também.



2. FAÇA relacionamentos, alimente sua mente com conversas e atividades em grupo. Permita trocar afeto. Um exercício que quando realizado faz com que se abra um sorriso de “orelha a orelha”.


3. RECONQUISTE as amizades antigas e faça novas, não se é uma ilha e a troca entre pessoas é essencial para uma boa higiene mental.


4. TRABALHE com o que gosta, na medida do possível, lembre-se que a satisfação na sua carreira deve vir de você mesma e não dos outros. Então: aumente sua autoestima.


5. CURTA a beleza, transforme a decoração da sua casa, está valendo trocar um enfeite, uma almofada, um quadro, uma flor na sala, escute uma música enquanto faz uma tarefa doméstica, busque a espiritualidade que lhe agrade, cuide da sua aparência. São atitudes que fazem subir o termômetro da vida.


6. RECHEIE sua mente com coisas que lhe façam bem, procure cultivar pensamentos positivos. Busque tirar o tédio da sua mente.


7. PROCURE ajuda se você estiver com ansiedade, ataques de pânico, humor deprimido e outros, e não tenha vergonha de buscar ajuda profissional, pois o quanto antes identificado, diagnosticado e tratado, melhor será sua qualidade de vida.


8. PROCURE falar só depois de ter pensando no que dizer, assim você diminui o risco de sair derramando uma tormenta de angústias e problemas nas pessoas que estão próximas a você. Uma vez que há uma tendência das pessoas que fazem esse “despejo” com frequência acabarem sozinhas.


9. LIMPE e organize o ambiente no qual você convive, isso ajuda a organizar seus pensamentos. Pense: é difícil viver em uma bagunça e ter a cabeça em ordem.


10

DICA DE OURO: fazer o diário e escrever nele os desabafos das tristezas e mazelas da vida antes de dormir, dessa forma você estará esvaziando a sua mente do que lhe perturba e com certeza dormirá bem melhor.


E aí, estas dicas são úteis para você? Compartilhe conosco os resultados que você está alcançando aplicando estas tarefas.

69 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page