top of page

Uh, preciso aprender a ouvir?


Sou líder e os outros é que precisam me ouvir. Se você pensa assim, está numa encruzilhada perigosa. Ouvir é uma das habilidades mais importantes que você pode ter para ser um líder de sucesso. Como você escuta tem um impacto importante sobre a sua eficácia trabalho, e sobre a qualidade de suas relações com os outros.


  • Ouve-se para obter informações.

  • Ouvir para compreender.

  • Ouve por prazer.

  • Escuta-se para aprender.

Dada todas essas escutas que se faz, é bom pensar: seria fantástico saber escutar bem!


Na verdade, a maioria das pessoas, são péssimas ouvintes, pesquisas sugerem que se lembra de entre 25% e 50% por cento do que se ouve. Isso significa que, quando você conversar com seu chefe, liderado, colegas, clientes ou cônjuge por 10 minutos, eles prestam atenção a menos da metade da conversa. Isso é triste!

Claramente, a escuta é uma habilidade que todos podem se beneficiar caso a melhorem. As vantagens em se tornar um melhor ouvinte estão em: melhorar a sua produtividade; bem como a sua capacidade de influenciar, persuadir e negociar. Além do mais, você vai evitar conflitos e mal-entendidos. Logo: ouvir o que as pessoas realmente estão dizendo é imprescindível para o sucesso no trabalho!


O caminho para se tornar um ouvinte melhor é praticar "escuta ativa". Isto é, fazer um esforço consciente para ouvir não apenas as palavras que a outra pessoa está dizendo, mas, mais importante, tentar entender a mensagem completa que está sendo enviado.


Para apurar a sua escuta ativa você deve evitar se distrair por qualquer outra coisa que pode estar acontecendo ao seu redor quando estiver conversando com alguém; ou então ficar pensando enquanto o outro fala uma contra-argumentos que você vai fazer quando a outra pessoa parar de falar. Também não pode se permitir cansar e perder o foco da conversa.

Tudo isso contribui para a falta de escuta e compreensão.


Para melhorar suas habilidades de escuta, você precisa deixar a outra pessoa saber que você está ouvindo o que ele ou ela está dizendo. A confirmação pode ser algo tão simples como um aceno de cabeça ou um simples "uh huh", diz que você está interessado, uma pergunta ocasional ou comentário para recapitular o que foi dito comunica que você entenda a mensagem também.


E se você quer ser uma pessoa melhor ou um líder mais eficiente faça a tarefa abaixo


Tarefa de casa:

aprenda a ouvir, você só tem a receber, você consegue, agora, reconhecer os ganhos?

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page