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  • Denise Andreatta Zimmermann

Show, vou praticar mindfulness!

Exercitar atenção plena é simples e só depende de você querer, então diga: show, vou praticar mindfulness! Experimentar os efeitos do mindfulness pode ser por meio de atividade formal – durante uma meditação programada, por exemplo. Ou então informalmente nas atividades cotidianas, você pode aplicar as habilidades: percepção, observação não julgadora, permanecer no momento e mente de principiante.


  • Procure durante as atividades que você faz, manter a atenção no que está fazendo, busque identificar os seus pensamentos, sentimentos, sensações e imagens que vem a você durante as atividades, bem como quando a sua atenção se desvia do que você está fazendo.

  • Exerça a paciência no momento presente, ficando no momento e identificando o impulso que te antecipa para o que vem depois.

  • Arrisque perceber sem julgar as coisas com base no que você já viveu. Procure trazer a vivencia a mente de principiante, observando as coisas como se fosse a primeira vez estivesse vivendo, isto é, vivenciando como está acontecendo e não como você gostaria que fosse ou já foi.

  • Identifique quando você quer julgar as coisas que vive com base no que você já viveu. Vigie a mente para que ela seja uma mente de principiante.

  • Entenda o impulso de se agarrar a certos sentimentos, por exemplo: relaxamento e felicidade, e o impulso de se livrar dos outros, por exemplo: ansiedade e tristeza. Experimente largar estes sentimentos, somente aceitando que os pensamentos e sentimentos venham e vão como desejarem.


Você pratica mindfulness em qualquer atividade que estiver fazendo usando as habilidades acima referidas. Seguem abaixo algumas dicas de atividades que você pode realizar usando as habilidades do mindfulness.


Comer, respirar, ficar sentado, caminhar, lavar louça, tomar banho, falar ao telefone, dirigir, cozinhar, ouvir música, examinar um objeto, abraçar alguém, trabalhar, ouvir um amigo.


Descubra outras possibilidades e compartilhe conosco.


Pergunto: Você já praticou mindfulness hoje?

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