Empatia Assertiva, chave de uma liderança eficaz

Atualizado: há um dia

A inspiração deste post está no livro de Kim Scott – Empatia Assertiva: como ser um líder incisivo sem perder a humanidade, da editora HSM, SP, 2017

Em algum momento da vida alguém terá um chefe. Explorar os relacionamentos entre chefes e subordinados é o desafio deste post. Na forma como nos relacionamentos dá o tom e o resultado alcançado.



Entender de relacionamentos é o ponto. Segundo a literatura existem 4 tipos: apático, antipático, simpático e empático. Então: empatia assertiva é a chave de uma liderança eficaz.


O DNA DOS RELACIONAMENTOS


“A vida é relacionamento, o resto não passa de detalhe. Essa é a maior verdade. Tudo na vida que realmente importa resume-se aos relacionamentos”. | Dr. Gary Smalley


Logo, o que facilita os relacionamentos é a empatia.



EMPATIA

Então, o conceito para empatia para a liderança é simples.

QUER SABER: chave de uma liderança eficaz é EMPATIA ASSERTIVA.

Consiste no seguinte: para ser uma excelente liderança, é necessário se importar pessoalmente com as pessoas simultaneamente que as confronta diretamente.

Provavelmente se o líder confrontar sem se importar com seus liderados, cairá na armadilha da AGRESSIVIDADE OFENSIVA.

Entretanto, quando se importa e não confronta estará demonstrando EMPATIA NOCIVA.

Sobre o mesmo ponto de vista caso não se importa com as pessoas nem as confronta, será um exemplo de INSINCERIDADE MANIPULADORA.


SINUCA DE BICO: O QUE FAZER?


Desenvolva EMPATIA ASSERTIVA: chave de uma liderança eficaz. Para tanto, você deve aplicar as seguintes estratégias para incrementar o engajamento de sua equipe:

1. faça com que as pessoas de seu grupo contribuam com ideias inovadoras

2. estimule a comunicação eficaz

3. promova um ambiente amigável

4. reconheça, anime e motive

5. proporcione os recursos necessários para a realização do trabalho

Como resultado, aplicando estas estratégias você terá maior resultado na equipe e poderá aplicar a empatia assertiva, que é a chave de uma excelente liderança.


ENTÃO: DO QUE TRATA O CONCEITO EMPATIA ASSERTIVA

É um conceito que vem para a liderança possa promover na sua equipe de trabalho possa lidar com as pessoas de sua equipe, tendo como foco três pontos:

1.Orientação

2.Desenvolvimento de Equipes

3.Resultados

No entanto, a parte difícil, entretanto necessária para uma gestão eficaz é falar aos seus liderados, de maneira CLARA e DIRETA, quando o trabalho delas está AQUÉM DAS


EXPECTATIVAS.

Resumindo: até aqui você aprendeu que... “se não tiver nada de gentil para dizer; é melhor não dizer nada.” Entretanto como líder é seu papel dizer o que precisa ser dito...


TODOS PODEM MELHORAR

“A origem de tudo o que é respeitável no ser humano, tanto no âmbito intelectual como moral, é que seus erros são corrigíveis. O ser humano é capaz de corrigir seus erros pelo diálogo e pela experiência. Não pela experiência isoladamente. É preciso haver diálogo para mostrar como a experiência de ser interpretada.” John Stuart Mill




UMA DÚVIDA: MAS AFINAL O QUE É EMPATIA?


Surgiu da fusão de duas palavras gregas EM (por dentro) PÁTHEIA (sentimento).

Então, os 4 tipos de empatia são:

1. Empatia Emocional: Eu me sinto como você. O melhor que você pode fazer é reagir à dor com compaixão, mas sem diluir a clareza da sua mensagem.

2. Empatia Cognitiva: Eu entendo como você vê as coisas

3. Empatia Compassiva: Eu quero ajudar

4. Empatia Assertiva: Eu estou preocupado com o seu futuro


Resumindo: fique atento EMPATIA ASSERTIVA NÃO É HONESTIDADE BRUTA


Definitivamente assertividade....

... é expressar seus sentimentos sem negar os direitos dos outros.


EMPATIA ASSERTIVA, chave de uma excelente liderança

Assertividade é o comportamento que faz com que a pessoa seja capaz de procurar pelos seus próprios interesses, a exprimir seus desejos e necessidades, a praticar seus direitos sem acanhamento e sem negar o direito e dos outros.


COM VOCÊ SE INICIA A EMPATIA. ENTÃO: COMO ESTÁ SUA COMUNICAÇÃO?


Entenda os 4 “As” da comunicação assertiva, avalie em você como está aplicando cada uma delas:

· Atenção;

· Aceitação;

· Agradecimento;

· Afetividade.


Para desenvolver a comunicação assertiva é interessante receber, dar e encorajar o feedback.


RECEBA, DÊ E ENCORAJE O FEEDBACK

Crie uma cultura de comunicação aberta.

Entenda “existe uma correlação entre um FEEDBACK insuficiente da liderança e uma equipe disfuncional, que apresenta RESULTADOS insatisfatório” Kim Scott

Lembre-se dos 4 tipos de feedback:

· FEEDBACK POSITIVO: Empatia Assertiva. Repetição de comportamento

· FEEDBACK CORRETIVO: Empatia Assertiva. Mudança de comportamento

· FEEDBACK INSIGNIFICANTE: Insinceridade Manipuladora. Resposta mínima

· FEEDBACK OFENSIVO: Agressividade ofensiva. Desprezo


Para Kim Scott a empatia tem 4 quadrantes, são eles:

· Empatia nociva: 1. Ficar em silêncio, preocupado com os sentimentos do outro.

· Empatia assertiva: Sussurrar: Sua braguilha está aberta.

· Insinceridade Manipuladora: Ficar em silêncio, preocupado com os próprios sentimentos.

· Agressividade Ofensiva: Gritar: Olha aí, sua braguilha está aberta!


EBA: EMPATIA ASSERTIVA: CHAVE DE UMA LIDERANÇA EFICAZ


Tendo empatia assertiva você conquista:

CONFIANÇA – FOCO - COMPROMETIMENTO


Referência Bibliográfica

SCOTT, Kim. Empatia Assertiva: como ser um líder incisivo sem perder a humanidade. SP, editora HSM, 2017.

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