Denise Andreatta Zimmermann

24 de nov de 20195 min

10 sabotadores mais ativos e a inteligência positiva?

VOCÊ PODE USAR A INTELIGÊNCIA POSITIVA A SEU FAVOR DEIXANDO PARA LÁ OS SABOTADORES MAIS ATIVOS

10 sabotadores mais ativos e a inteligência positiva? Quem são os sabotadores e como combatê-lo, faça uso da inteligência emocional. Isto é o que vamos analisar neste post.

Shirzad Chamine*, no livro “Inteligência Positiva” já na capa avisa que só 20% das equipes e dos indivíduos conseguem alcançar seu verdadeiro potencial; convida os leitores a se desafiar a alcançar o seu.

O QUE SÃO SABOTADORES?

São os inimigos internos, “conjunto de padrões mentais automáticos e habituais, cada um com sua própria voz, crença e suposições que trabalham contra o que é melhor para você." (Chamine, 2013). São universais e são mecanismos que nos auxiliam a sobreviver; para que consigamos lidar com as ameaças que percebemos na vida, tanto emocional quanto física. Logo são padrões de comportamentos que criamos como resposta a situações corriqueiras da vida. Os 10 sabotadores mais ativos são responsáveis pelas sensações de fracasso e de desmotivação vivenciadas na vida pessoal e fora dela.

CONFIRA OS 10 SABOTADORES MAIS ATIVOS

Quais são?

1 – O CRÍTICO – principal sabotador pelo potencial destrutivo que carrega. Confundido como a voz da razão. Este inimigo da mente faz com que o indivíduo encontre defeitos excessivos em si mesmo, nos outros e nas situações, gerando ansiedade, estresse e culpa. Com equilíbrio, porém, a autocrítica pode ser bem positiva e gerar crescimento pessoal. O segredo está em saber balancear e não aceitar a mentira que ele conta para nós: que se ele você ou outros se transformariam em seres preguiçosos e sem ambição.

2 – O INSISTENTE – Induz a necessidade de perfeição e de ordem às últimas consequências. Provocar ansiedade e nervosismo. Busca persuadir a mente de que a perfeição é necessária. Como isso não costuma ser verdade, o efeito provocado é o de frustração constante, consigo mesmo e com os outros. Saber a hora de parar de insistir se torna, neste ponto, tão importante quanto a decisão de começar.

3 – O PRESTATIVO – Faz a pessoa correr atrás de aceitação e de elogios dos outros. O que faz com que perca de vista as próprias necessidades se chateie com os outros. Este inimigo faz parecer que ganhar afeição é sempre uma coisa boa, mesmo que a qualquer preço.

4 – O HIPER-REALIZADOR – a pessoa diz para si que só é digna de valor e de respeito se tiver desempenho excelente e realizações constantes. Costuma ser o grande alimentador do vício em trabalho, como se necessidades emocionais e relacionamentos fossem menos importantes. Quem aí nunca se sentiu um workaholic antes? Será que vale a pena?

FAÇA PEQUENAS MUDANÇAS E GERE GRANDES REVOLUÇÕES

Leia também: Mude o seu dia para melhor

5 – A VÍTIMA – Para ganhar atenção e afeto, este inimigo da mente incentiva reações temperamentais e emotivas em qualquer situação adversa. Oposto ao hiper-realizador, valoriza os sentimentos ao extremo e cria uma sensação de martírio que faz minar as energias mental e emocional.

6 – O HIPER-RACIONAL – Põe foco na racionalidade acima de tudo, inclusive nos relacionamentos, é a função deste sabotador da mente. Ele alimenta uma impaciência às emoções alheias e faz com que elas sejam vistas como indignas de consideração. Quando intenso ele limita os relacionamentos no tocante a flexibilidade e profundidade; e a pessoa é vista como fria, distante ou intelectualmente arrogante.

7 – O HIPERVIGILANTE – o sentimento que este sabotador desperta em quem o deixa falar alto é a ansiedade intensa em relação aos perigos que o cercam e que tudo vai dar errado. O estado de alerta constante gera uma grande carga de estresse que cansa não só o próprio indivíduo, mas também quem está perto. Será que a vigilância sem trégua é a melhor forma de evitar que situações ruins aconteçam?

SEJA SEMPRE A SUA MELHOR VERSÃO: VOCÊ PODE

8 – O INQUIETO – Permanentemente na procura por emoções maiores e, por isso, atrapalha o sentimento de paz e de alegria que poderia ser sentido no presente, caso o indivíduo prestasse mais atenção nele. Perder o foco e a apreciação pelo que está acontecendo agora é a grande ameaça para quem se deixa levar por ele. Manter-se ocupado, lembra o autor, nem sempre quer dizer uma vida intensa.

9 – O CONTROLADOR – Comandar, dirigir ações e controlar situações é a maior necessidade deste perfil sabotador. Ele pode até conseguir resultados em curto prazo de uma equipe de pessoas, mas no futuro gera um ressentimento nos outros que atrapalha as relações e impede que o grupo exerça sua capacidade plena.

10 – O ESQUIVO – Concentrar-se só nos aspectos positivos e prazerosos de uma situação faz com que este sabotador incentive a mente a adiar soluções e evitar conflitos, por mais que eles sejam necessários. O problema é que, comumente, o resultado de um comportamento baseado nisso é a explosão de conflitos sufocados que foram deixados de lado.

10 sabotadores mais ativos e a inteligência positiva? Acima você conheceu os sabotadores e na sequência você irá conhecer a inteligência positiva.

AGORA, ARREGACE A MANGA E COMECE A LIDAR COM SEUS SABOTADORES

Como lidar com os 10 sabotadores mais ativos fazendo uso da inteligência positiva?

1. Conhecer os seus sabotadores: uma alternativa é você avaliar seus sabotadores on-line em http: www.objetiva.com.br/testeinteligenciapositiva.

2. Enfraquecer seus sabotadores: tudo o que você precisa fazer é observar e rotular os pensamentos ou sentimentos que aparecem quando eles estão presentes. Por exemplo: “Ah, o crítico voltou para dizer que eu vou fracassar” ou “Aí está o esquivo de novo fazendo com que eu não faça o que tenha que ser feito”. Isto é falar do sabotador em terceira pessoa faz com que ele perca a sua força.

3. Fortaleça o seu sábio: é usar os poderes que ele tem para lidar com os desafios. Chamine dá um teste fácil para fortalecermos o sábio “pegue qualquer desafio do trabalho ou da vida e veja se pode ser alcançado mais efetivamente com os grandes poderes do sábio. Não caia nas mentiras sedutoras dos sabotadores; eles não são teus amigos e você não precisa deles. O sábio sempre oferece um caminho melhor”.

CONFIRA A DICA DO SÁBIO

Para relembrar as atitudes do sábio são:

Explorar com grande curiosidade e mente aberta; Ter empatia consigo mesmo e com outros e levar compaixão a qualquer situação; Inovar e criar novas perspectivas e soluções fora dos parâmetros convencionais; Navegar e escolher um caminho que melhor se encaixe em seus valores e missão mais profunda e básicos; Ativar e ter ações decisivas sem o tormento, a interferência e as distrações de seus sabotadores.

Tenho a esperança que este texto tenha provocado você pelo menos a buscar maior compreensão de sua cérebro, tanto quanto você procura se seu corpo. Afinal, como fala Chamine “é nosso cérebro que orquestra nossa experiência de vida”.

32191
2