top of page

Uh, tenho percepção? Mindfulness!


Percepção! Você já se perguntou se você tem?


A percepção tem um papel importante na vida, auxilia cada qual a fazer mudanças. Você pode estar pensando: Uh, tenho percepção? Mindfulness! Não importa a resposta que você dê, com certeza tem como desenvolvê-la.


Aqui será tratado de uma percepção muito especial, que é o mindfulness. Este termo, mindfulness, vem das tradições orientais espirituais e religiosas, ela pode ser utilizada para aumentar o bem-estar físico e emocional. Independente do credo, qualquer um pode se beneficiar com a prática do mindfulness.


Mindfulness é uma percepção não arbitrária (ou sensível), no momento presente, do que está acontecendo dentro de cada qual, e a sua volta. No turbilhão da vida, muitas vezes se foca no que está a volta – não no que está efetivamente acontecendo no momento – preocupa-se com o futuro, ou com aquilo que aconteceu ontem, ano passado e não se vê o que está no nariz, a sua frente. Uma pessoa pode caminhar sem a preocupação se está fazendo certo ou errado, levantou ou não o pé para dar o passo seguinte, entra no piloto automático e com isto pode conversar com outra pessoa enquanto caminha. Isto facilita a vida, entretanto, não se pode colocar tudo no piloto automático, precisa-se perceber o que se faz e como se faz, é necessário se manter atento ao momento que se vive.


Entretanto, por muitas vezes, uma pessoa pode prestar muita atenção aos seus pensamentos e sentimentos, e criticar muito estes. Existem duas possibilidades nesta situação: modifica-los ou se distanciar deles, uma vez que a percepção julgadora pode ser muito cruel.



Ter mindfulness é prestar atenção ao que está acontecendo – tanto dentre de si quanto ao seu entorno – reconhecer os eventos como realmente são, deixar o que não se pode controlar como elas estão e colocar foco efetivamente no que se está fazendo. Precisa-se aprender a não julgar a tendência de criticar.

Mindfulness em seu sentido mais geral significa acordar de uma vida automática e passar a ser sensível para as novidades em nosso dia a dia. Daniel J. Siegel

Acredita-se que uma das formas de trazer mais flexibilidade a vida, e com isto promover mudanças, é com a prática do mindfulness.


Lembre-se que mindfulness é um processo, é um hábito, tem várias formas de praticar e traz qualquer um mais completamente para a sua vida.


Pratique, cultive a meditação, o silêncio, o caminhar, a atenção, a paciência e a mente de principiante. Com isto você estará dando os primeiros passos para focar a atenção plena – o mindfulness.

39 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page