top of page

Roda da vida! Ferramenta de auto avaliação

Roda da vida! A vida gira e com ela a nossa cabeça com algumas perguntas que nos perseguem ao longo da existência. Quando respondemos.... uhm.... logo buscamos por mais respostas.


Na roda da vida estas perguntas nos guiam na busca do entendimento de cada qual, são elas:


Quem eu sou?

Para onde eu vou? Por que reagi assim?

Por que isto acontece sempre comigo?

O que gosto de fazer?

Qual a minha missão?

Por que faço o que faço?


São questões que por vezes vem a nossa mente quando paramos para refletir sobre nós e os resultados que estamos obtendo. Somos iguais e diferentes dos outros. Somos uma unidade na diversidade.


Descobrir quem somos e não apenas o que os outros gostariam que fossemos é o desafio de todas para se diferenciar e cumprir a missão socrática conheça-te a ti mesmo. E só nos reconhecemos no encontro com o outro.



Para Kaplan, “todos nós, e aqui me incluo, temos “pontos cegos”, ou seja, características pessoais das quais não temos conhecimento, mas que são evidentes para quem nos observa. Os profissionais estão em diferentes estágios do processo de conhecimento íntimo”


Se olharmos para o zero vemos o nada. Mas se olharmos através dele descobrimos o mundo. | Robert Kaplan

Vivemos com o encargo de gerar resultados – sempre na medida em que sabemos exercitar os nossos melhores comportamentos. As AÇÕES são imprescindíveis. As CRENÇAS que nos conduzem nos caminhos e nas escolhas. E os VALORES que norteiam as ações, sendo que as mudanças sustentáveis passam pelos valores que temos e como aplicamos com nosso comportamento por meio de ações, e isto constitui quem se é e quando mais se conhece mais inteiro estaremos em tudo o que fazemos.


Robert Kaplan afirma que um profissional para ser bem-sucedido deve ser capaz de listar seus pontos fortes e fracos.


Então o autoconhecimento consiste em as pessoas saberem quem são. Conhecem suas habilidades e pontos fortes, sabem o que são capazes de realizar e o que devem fazer para isso. Como o poder flui de tal conhecimento, podem realizar o impossível. E estão satisfeitas ou não com o que estão obtendo com suas ações.


Todos nós somos capazes de ser eu de modo completo, de saber quem se é e de usar o poder que vem deste conhecimento.


Você é uma criação única, sem igual. Tem seus próprios talentos, habilidades, pontos fortes, fraquezas, sonhos e potencial. (Hyrum W. Smith, 2003).

E se conhecer fará toda a diferença, uma vez que você será tudo o que pode ser. Quando sabemos quem somos conseguimos identificar o propósito de nossas vidas e a nossa missão, e assim pautar a nossa existência.


A roda da vida – ferramenta utilizada em processo de desenvolvimento pessoal – tem o objetivo de fazer com que cada qual faça a sua avaliação sobre a satisfação que tem em cada uma das facetas de sua vida e suas competências.


Faça sua auto avaliação hoje e depois de fazê-las, dê pontuar de 0 a 100% quão satisfeito está em cada faceta avaliada, reflita:


O que precisa acontecer agora para chegar a 100%?

O que existe no 100% que não existe agora?

O que quero aumentar, ter mais?

O que quero diminuir, ter menos?


Depois de refletir em cada ponto de sua avaliação, é hora de priorizar


Então para priorizar


Escolha duas áreas que você quer dar mais atenção hoje para melhorar os resultados globais e elabore ações para aumentar o seu nível de satisfação.


Feito!



Arregace as mangas e faça o que se propôs para melhorar o seu nível de satisfação naquilo que priorizou.


Diz a lenda que se você der atenção as suas prioridades outros pontos vão melhorando em cadeia.


Acredita! Não importa. O que vale é você entrar em ação naquilo que acredita ser melhor para você.


Avaliar – criar estratégias de melhorar – executar – então, reavaliar


Vá lá de novo e refaça sua avaliação, depois compare com a primeira – no que melhorou? Só no que priorizou ou também em outros pontos?


E daí reflita:


Que ajuste eu preciso fazer hoje para chegar no 100%?


Roda da vida – autoconhecimento e instrumento para crescimento.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page